terça-feira, 16 de agosto de 2011

O FUTEBOL NO BRASIL

É comum afirmar-se que em qualquer lugar do Brasil há, pelo menos, uma igreja e um campo de futebol.
O futebol é parte integrante da vida brasileira, refletindo sua importância nos cuidados oficiais, nas preocupações dos políticos e no interesse de utilizá-lo cada vez mais como fator de propaganda do Brasil no exterior.
O futebol chegou às praias do litoral brasileiro na segunda metade do século XIX, trazido por marinheiros de barcos europeus. Conta-se que, em 1878, tripulantes do "Crimeia" jogaram no Rio, num terreno da Rua Paissandu.
Há indícios de que as primeiras práticas ocorreram em São Paulo, onde, por volta de 1872, um sacerdote o teria introduzido no Colégio São Luís, de Itu.Outras fontes registram Jundiaí como pioneira, em 1882.
O começo do futebol no Brasil data de 1894 e foi introduzido por Charles Miller, brasileiro filho de ingleses. Natural da cidade de São Paulo, estudante na Inglaterra, lá iniciou a prática do futebol, então conhecido pelo nome de "ASSOCIATION".
Foi o primeiro brasileiro a se tornar verdadeiramente futebolista e o primeiro a trazer para o Brasil o uso da bola, da chuteira e demais apetrechos desse esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário